Jogo da Memória – O impacto da sua mente no seu jogo

“Aprendizagem e memória são o suporte para todo o nosso conhecimento, habilidades e planejamento, fazendo-nos considerar o passado, nos situarmos no presente e prevermos o futuro.”
Aprendizagem e memória são habilidades soberbas dos seres humanos, é o que nos faz ser o que somos. É nossa capacidade de aprender e memorizar que nos permite considerar o passado, situar no presente e prever o futuro. Isso não é demais!?
Prever o futuro não significa que você vai virar um Walter Mercado ou Mãe Dinah. Significa que com os aprendizados do passado você será capaz de enfrentar desafios futuros, que você não precisará aprender todo dia algo novo. Ninguém aprende uma coisa nova todo o dia, mas sim adapta, ou reutiliza o que já aprendeu em uma nova situação.
E o que isso tem haver com World of Warcraft? Tudo!
Se você é uma jogador veterano, se joga desde o classic, ou se começou bem cedo na Burning Crusade, já conhece muitas mecânicas, e acredite, o jogo pode inovar a forma com que elas são usadas, mas as mecânicas em si não mudam. 
Vou dar um exemplo mais recente. Lembram-se da primeira dungeon do Cataclysm? Blackrock Caverns tinha uma segunda boss, chamada Corla. Ela tinha dois adds ao seu lado que ficavam imóveis, porém cada um era energizado com um raio azul e por isso iam stackando um debuff, se esse debuff chegasse a 100 os adds ficavam ativos e basicamente wipavam o grupo.
O que precisava ser feito é, alguém precisava bloquear aqueles raios enquanto a luta estivesse ocorrendo (meu deus, como eu wipei nesse lugar…). Isso te lembra alguma coisa? Que tal a habilidade Ice Lance na luta da Hagara? Não é exatamente a mesma coisa? A diferença é que aqui o debuff só pode stackar no máximo 4 vezes, e se você está pegando os ice lances precisa ficar em uma distância de 10 yards de qualquer outra pessoa, fora isso é exatamente a mesma coisa que a luta do segundo boss da primeira dungeon do cataclysm. 
Viu como memória tem tudo haver com wow? É sua capacidade de memorizar as coisas que vai te preparar para os desafios futuros, então comece a revisitar seus arquivos mentais, e fiquem atentos porque muita coisa vai voltar em Mists of Pandaria.
Prática leva à perfeição
“Você acaba de ouvir o telefone ditado por alguém, mas em poucos segundos é incapaz de se lembrar de parte ou de todos aqueles números. Por que?
Esta memória é temporária e limitada em sua capacidade, sendo armazenada por um tempo muito curto no cérebro, da ordem de milisegundos a poucos minutos. É a memória de curta duração. Para que ela se torne permanente, ela requer atenção, repetições e idéias associativas.”
Não adianta jogar hoje com seu Hunter na raid, se amanhã vai estar jogando com seu Warrior, e depois de amanhã com seu Paladino, e só daqui três dias, quando teremos raid novamente, você irá tocar no seu Hunter denovo. Isso nunca vai fazer de você um bom jogador de Hunter, porque para memorizar as coisas, seja no wow, seja em qualquer lugar, você precisa de certo nível de prática e repetição. 
É preciso estar em constante contato com aquilo que vai usar. Se seu main é o Hunter e no /played tens 15 dias, enquanto seu Warrior tem 281 dias, é bem provável que suas habilidades de Warrior sejam infinitamente superiores as de Hunter, e por isso mesmo você precisa praticar mais suas habilidades com o Hunter. Além do mais você estará utilizando o momento da raid para aprender, e nenhum grupo que se preze quer isso. Para aprender utilize dungeons, LFR, Battlegrounds e também o dummy. Não venha para a raid pra aprender a jogar, venha preparado.
Atenção, repetição, idéias associativas. Esses são termos que venho repetindo para todos os membros do meu core e para quem mais quiser escutar. Costumo usar esses termos para diferenciar jogadores principais (main) de jogadores alternativos (alts). Solicito constantemente aos jogadores do meu core que sejam especialistas em sua classe, e o motivo é simples: para que uma informação se torne permanente ela requer, atenção, repetições e idéias associativas. 
O jogo já traz idéias associativas através de estímulos visuais e sonoros. Addons como DBM e power auras reforçam esses estímulos. Você nunca vai esquecer de utilizar Dispatch quando a imagem abaixo estiver na sua tela.
Só que, se você não estiver muito acostumado com sua classe, é provável que erre a rotação na sequência. Falhas desse tipo são costumeiras e acontecem muito mais do que gostamos de admitir. Errar rotação todo mundo erra, mas se um outro jogador, que tem gear equivalente ao seu, está dando muito mais dano/dps é porque ele provavelmente conhece melhor a classe, e erra menos vezes sua rotação. Isso significa que ele teve mais atenção ao jogo, treinou, repetiu e praticou mais suas habilidades com aquela classe.
Vamos usar um carro como exemplo. Dirigir um carro manual é uma tarefa complexa que requer diversos tipos de informações processadas simultaneamente, tais como a informação sensorial, cognitiva e motora. A grande esmagadora maioria das pessoas (99.99%) não aprende dirigir carros sozinhas, elas precisam de prática. Algumas pessoas precisam de 6 aulas, outras precisam de 14, outras precisam de 1 ano de prática dirigindo o carro do pai (meu caso), e outras nunca conseguem aprender a dirigir.
Se você aprendeu a dirigir com 14 aulas, tirou sua carteira mas ficou entre 1 ou 2 anos sem sequer tocar em um carro, é bastante provável que sua habilidade de dirigir tenha caído muito, ou que você tenha esquecido quase que completamente como se faz para digirir um carro. Para se tornar um bom motorista é preciso prática, exercicios e repetição, até o momento em que isso se torna “automático”, ou como costumamos dizer, “entra no sangue”.
Com world of warcraft não é diferente. Para se tornar um bom jogador é preciso prática, repetição, atenção ao jogo, e só com isso, dia após dia, que sua classe vai estar “no seu sangue”. O processo de leveling (subir nível) do 1 até o 85 não é a melhor forma de se aprender a jogar, você pega o básico, desse ponto até chegar aos 8/8 heroic você vai precisar jogar por uma grande quantidade de tempo.
Quanto mais você pratica, mais seu cérebro assimila tal situação, isso porque o processo de memorização envolve reações químicas e circuitos interligados de neurônios. Os neurônios, quando são ativadas liberam neurotransmissores que atingem outras células nervosas através de ligações denominadas sinapses.
Você sabia que toda vez que você aprende alguma coisa ou adquire alguma experiência, as células do seu cérebro sofrem uma alteração e essa alteração refletirá em seu comportamento? Por isso (considerando que você jogue cerca de 3 horas por dia) jogar de Paladino hoje, amanhã de Warlock, no outro dia de Shaman, e depois de Priest não vão te levar muito longe. Vou exemplificar:
“Quando me lembro de que fui a um baile, ativo várias sinapses, uma para cada detalhe: o lugar, a cor do vestido da moça com quem dancei, as pessoas presentes etc. Com o passar do tempo, a não ser que esteja sempre me recordando da festa e mantendo as sinapses em atividade, como correntes elétricas, elas irão se desfazendo. Eis por que a gente se lembra minuciosamente do que aconteceu no dia anterior e depois os detalhes vão fugindo. Na verdade, são as sinapses que estão se desativando aos poucos”.
O seu cérebro só vai guardar o que você disser que útil e importante pra ele.
ATENÇÃO:
A vida sedentária com excesso de preocupações e insatisfações, bem como uma dieta deficiente, favorece a perda de memória.
Fontes:
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s