Reagindo ao WoW – Ação e Reação

Em dias que passo discutindo com meus amigos a relação entre um bom e um mal jogador, usualmente me refiro ao wow como um jogo de ação e reação. Aonde alguma coisa acontece e por isso você reage de alguma forma. Significa que, em determinada situação ou circunstância, seja ela qual for, você precisa saber reagir da melhor, e mais rápida, forma possível. Deixe-me tentar explicar melhor: se você vê uma bola de fogo vindo em sua direção, não é preciso perguntar o que você deve fazer porque você já sabe que, instintivamente deve desviar. Isso é reação. Ninguém precisa lhe falar isso, e você não precisa ser capaz de identificar quem, o que, ou quando essa bola de fogo foi disparada, você apenas precisa reagir da maneira correta a essa situação.
Existem milhares de outros exemplos que posso citar para exemplificar melhor porque world of wacraft é um jogo de ação e reação, como por exemplo, “não fique no fogo” do inglês “don’t stand in the fire”. Outro exemplo mais recente, sair de cima da linha de charge dos adds melees na luta do barco em DragonSoul. E por aí vai.
O problema porém, começa quando:
1. Você não consegue reagir ou não sabe o que fazer. Exemplo: você é muito dependente de calls do seu raid líder.
2. Você não consegue ser capaz de identificar a situação em que você se encontra. Exemplo: você não conhece o encontro, ou as habilidades do seu inimigo
Em ambos os casos o resultado é o mesmo; você será atingido pela bola de fogo, e isso trará consequências indesejáveis para você e para o seu grupo, e em casos extremos; wipe.
Para conseguir reagir aos estímulos do jogo contamos basicamente com dois sentidos; visão e audição, e possuímos inúmeras ferramentas para nos auxiliar nesse sentido. Addons por exemplo, nos auxiliam basicamente com o estímulo da visão (embora alguns addons já estejam implementando o uso de som), e programas de voz, como TS, Vent, Raid Call, nos auxiliam com recursos sonoros.
Sua habilidade de reação está diretamente ligada a um de seus sentidos. Algumas pessoas são mais ligadas à visão, enquanto outras são mais ligadas à audição. Já li relatos de cegos jogando wow, e jogando bem, enquanto ouvi relatos de um raid líder que dizia que um de seus dps (rogue por sinal) era surdo, e mesmo assim era tão bom, ou melhor, que qualquer outro jogador da raid.
Você pode estar se perguntando como um cego ou um surdo-mudo conseguem jogar wow. Mas você já sabe a resposta… Eles simplesmente reagem melhor aos estímulos que tem do que os jogadores sem deficiência.
Portanto, não é preciso jogar wow com som, ou qualquer recurso de som, desde que você seja extremamente capaz de reagir aos estímulos visuais do jogo. Você pode jogar sem som, sem música e sem alguém no ts/vent/rc te chamando a atenção. Eu por exemplo, gosto de jogar usando o TS da guilda, porque alguns calls podem ser realmente úteis. Outra coisa que eu preciso é do DBM apitando no meu ouvido. Eu sou muito mais sensível a avisos sonoros do que visuais, e por isso tento utilizar addons que me lembrem do que fazer através de impulsos sonoros.
Tente identificar qual é o seu estímulo preferido. Você jogar melhor com recursos sonoros ou visuais?
Seja qual for o seu, para jogar wow de forma satisfatória você precisa prestar atenção ao jogo. Imagine uma pessoa como eu, que é mais ligada a recursos sonoros, jogando wow com uma música alta abafando o som do jogo, só com um lado do fone de ouvido na cabeça, para que com o outro ouvido eu escute a televisão e o que meu pai está falando comigo. Vocês acham que eu vou jogar tão bem quanto se eu estivesse sem música, sem televisão falando do meu lado, sem pai falando do meu lado, e com os dois fones de ouvidos na cabeça? O mesmo vale para quem é mais ligado à visão. Você acha que com uma televisão do lado, ou em cima do seu monitor, assistindo o jogo do campeonato brasileiro do seu time, essa pessoa vai jogar tão bem quanto se estivesse olhando apenas para o seu jogo?
Um bom exemplo de atenção são motoristas de carro. Vamos exagerar um pouco, peguemos como exemplo Fernando Alonso, o número um do rank da Fórmula 1 desse ano. Ele é sem dúvida um excelente piloto, e deve por consequência dirigir carros muito bem também. Se colocarmos Fernando Alonso em um carro de rua, em horários de movimento em uma cidade metropolitana, conversando ao celular, com música em uma altura que também lhe permite falar ao telefone, e com uma mulher bem gostosa andando na calçada do outro lado da rua (isso acontece direto comigo). Você acha que ele vai conseguir dirigir tão bem quanto um outro piloto que esteja ao seu lado sem nenhuma dessas interferências? É obvio que não, e é por isso que a lei do Brasil proíbe o uso de celulares enquanto se está dirigindo.O mesmo acontece quando se está jogando wow. Quando você se distrai com outras coisas, sua performance no jogo cai, e é geralmente aí que você erra, o que pode ocasionar em uma situação ruim para você e para o seu grupo, e em casos extremos um wipe, ou se utilizarmos o exemplo do carro acima, uma batida.
Você precisa estar relaxado, pronto e focado para performar bem, seja lá no que for. Mas para conseguir reagir bem, você também precisa conhecer aonde está pisando, e é por isso que recebemos treinamento antes de dirigir carros ou disparar uma arma, porque a prática leva à perfeição e a experiência auxilia muito seu tempo de reação. Na verdade é praticamente impossível reagir ao desconhecido, mas isso é assunto do próximo post. Então fique ligado.
2 comentários sobre “Reagindo ao WoW – Ação e Reação

  1. Top.
    Me fez lembrar de um negócio. O raid leader da minha guild mais séria reclamava infinito quando ouvia barulho de televisão. Falava pra para de ver televisão, mandar namorada embora etc. Convenhamos, esse tipo de coisa atrapalha muito o andamento de uma raid.

    Curtir

  2. Realmente tem jogadores que tem níveis diferentes de atenção para cada um dos sentidos, creio que eu seja mais ligado a visão e como o WoW tem uma gama enorme de efeitos especiais para as skills, etc. acaba que fico mais atento a esse aspecto. Acredito que a parte sonora, pelo menos para mim, seja mais válida no PvP por causa daquele efeito sonoro característico que acontece quando alguém em stealth está perto de você, porque por mais atento que você seja ao visual, dependendo da arena/bg, é difícil de perceber esses caras só pela visão, ai acho que a parte sonora ajuda bastante na reação. Creio que o DBM seja o addon mais usado para esse tipo de coisa, até porque ele tem alertas sonoros e visuais e quando você ainda está se acostumando aos combates, é uma ajuda e tanto.

    Com relação a tentar ouvir/ver outra coisa enquanto joga é uma tarefa quase impossível, fatalmente seu desempenho vai ser reduzido… Outro dia eu estava só conversando com um amigo pelo Skype enquanto fazia uma dg e meu DPS caiu vergonhosamente só pelo fato de eu não dar a quantidade de atenção suficiente pra se manter a rotação, várias foram as vezes que eu perdia o SnD, esquecia o stealth… XD

    Curtir

Deixe um comentário

