[Guia WoW] Guia Mage Frost Warlords of Draenor

Frost Mage Guia WoW

Este guia foi carinhosamente cedido por nosso amigo Loois!
Armory | Twitch
Confira o podcast com o Loois :: Podcast EP16.

1. Introdução
2. A classe e a spec em Warlords of Draenor
3. Talentos, Builds e Glyphs
3.1 Talentos e Builds
3.2 Glyphs
4. Rotação e Cooldowns
4.1 Single Target
4.2 AoE Damage
4.3 Burstando como Frost
5. Prioridades dos Status
6. Gemas e Enchants
6.1 Gemas
6.2 Enchants
7. Conclusões

1) Introdução

Bem-vindos ao guia de DPS para Mage Frosts em WoD nas dungeons heroics, Challenge Modes e Raids. Eu sou Loois e estou criando esse tópico para reunir toda a informação necessária para que os novos (e os nem tão novos assim) mages possam ter um porto-seguro de onde partir para pensar as melhores formas de itemizar, gearar, gemar e encantar sua gear.

Tenha em mente que esse guia tem o objetivo de ser um construção coletiva. Portanto, a colaboração e a discussão será de suma importância para a atualização das informações contidas no compêndio.

2) A classe e a spec em Warlords of Draenor

Por que fazer um guia de frost? Simulações recentes mostram que os resultados obtidos pela spec são muito superiores aos de Arcane e Fire respectivamente (http://goo.gl/8A0jdO) e por isso frost tem sido eleita pelos teóricos do jogo como a classe do momento para o PvE. A spec tem tido performances consistentes tanto em single target como em AoE e será muito poderosa em lutas nas quais o cleave seja constante.

3) Talentos, Builds e Glyphs

3.1) Talentos e Build

Atualmente todas as classe possuem 7 tiers de talentos específicos. Vamos a ele de forma discriminada:

Level 15 (Sobrevivência/Movimentação)

Evanesce -> Um talento de sobrevivência que substitui o Ice Block. Ele te deixa imune a qualquer dano por 3 segundos e pode ser usado fora do Global Cooldown, ou seja, enquanto um outro spell está sendo castado. Possui um CD (Cooldown) de 45 segundos.

Blazing Speed -> Elimina qualquer efeito de slow do mage e aumenta a velocidade em 150% por 1.5. Possui um CD de 25 segundos. Trata-se obviamente de um talento de movimentação

Ice Floes -> Ao ser utilizado permite com que seu próximo spell seja castado andando. Possui 3 cargas e um CD de 20 segundos para recarregar.

Qual talento devo escolher? Há um talento mandatório aqui?

Não. A opção de talento aqui deve ser a que mais agrada ao jogador ou à luta em que se encontra. Evanesce, por seu curto Cooldown, revela-se um excelente talento para lutas em que há grandes quantidades de dano em muitos momentos diferentes. Alinhado ao Greater Invisbility (que discutiremos mais à frente) pode poupar muito trabalho aos seus healers, tornando-se um instrumento de sobrevivência invejável por outras classes.

Já o Ice Floes, especificamente para a spec de frost, parece não ser tão útil na medida em que já possuímos uma boa capacidade de manutenção do DPS em movimento, especialmente com a utilização sistemática do Ice Lance em nossa rotação (discutida mais à frente). Para movimentação, o blazing speed parece ser uma opção, embora com o glyph do blink duplo, a movimentação não chegue a ser um problema para nós.

Level 30 (Sobrevivência)

Alter Time -> Uma das grandes mudanças de WoD para nós foi a retirada do Alter Time como uma skill ao mesmo tempo ofensiva e defensiva. Agora, com o CD reduzido para 1,5 minuto a skill consiste apenas em retornar à vida em que o jogador estava no momento em que a habilidade foi utilizada dentro de 10 segundos ou em qualquer momento dentro desse período sob a solicitação do Mage.

Flameglow -> Uma magia passiva que absorve o dano. O importante aqui é notar que ela não é tão poderosa quanto o Ice Barrier e o Alter Time, por isso desde já é descartada como uma opção viável para os mages.

Ice Barrier -> Com seu CD de 25 segundos, ela coloca um escudo em volta do mage fazendo com que ele absorva 495% do spell power do mage.

Qual talento devo escolher? Há um talento mandatório aqui?

Exceto o Flameglow, dependerá da situação de luta. O alter-time consiste em um cooldown poderosíssimo contra danos mais altos que por ventura possam surgir em determinados encontros. (Por exemplo: em Challenge modes, pode ser utilizado para sobreviver ao Burst do Araknath em Skyreach). Já o Ice barrier se apresenta como um cooldown menor que pode ser utilizado para mitigar algumas skills mais fracas dos bosses por mais vezes durante a luta.

Aqui você deve analisar com bom-senso as necessidades da sua Raid/Party e ver o que é melhor para vocês.

Level 45 (Crowd Control/Controle de Adds)

Ring of Frost -> Sumona um anel de gelo que stuna e congela até 10 targets no seu range.

Ice Ward -> Um talento sem muita utilidade para o PvE. Coloca um shield de gelo em algum aliado que ao ser quebrado congela o opositor e todos os inimigos em um raio de 10m por 5 segundos.

Frostjaw -> Outro talento sem muita utilidade para o PvE. Congela e silencia o target por 8 segundos e seu efeito é quebrado por qualquer fonte de dano.

Qual talento devo escolher? Há um talento mandatório aqui?

Mandatório não seria a palavra. Mas o único que fará diferencia na sua vida (especialmente nos challenge modes) é o Ring of Frost. Sua capacidade de stunar múltiplos targets faz com que alguns pulls se tornam infinitamente mais fáceis, ajudando todo o grupo a progredir mais rapidamente pelos complicados trashs das dungeons de Challenge.

Level 60 (Sobrevivência/Grandes Cooldowns defensivos)

Greater Invisibility -> Meu talento de sobrevivência preferido e em minha visão o mais eficaz da árvore. Além da óbvia invisibilidade, ele remove dois DoTS (Damage over time) do mage e oferece 3 segundos de 90% de redução de dano. Possui um CD de 1,5 minuto.

Cauterize -> Skill passiva. Previne a morte do mage lhe fornecendo 35% de sua vida total. No entanto, aplica um DoT que consome 28% da vida do mage por 6 segundos. Deve ser utilizado juntamente com o ice block para remover o DoT e evitar a morte depois que a skill entre em seu CD de 2 minutos.

Cold Snap -> Reseta o CD do Ice Block, permitindo com que o mage tenha dois e não um em um curto espaço de tempo. Essa skill também cura 22% do HP total do player e é uma skill que se encontra fora do GCD (global cooldown)

Qual talento devo escolher? Há um talento mandatório aqui?

Eu geralmente sempre opto pelo Greater Invisibility pelo custo benefício. O seu cooldown mais curto faz com que ele se torne muito vantajoso para a sobrevivência do Mage. Fora isso, o cauterize tem o inconveniente de sempre requerer a posterior utilização do ice block , o que acaba consumindo dois CDs fortes do mage em um único momento. O Cold Snap também é uma boa escolha, mas creio que o Greater Invisibility seja melhor.

Level 70 (DPS)

Frost Bomb -> O talento para o single target! As simulações recentes mostram que em um cenário de luta petchwerk (o tradicional tank ‘n spank) a frost bomb apresenta os melhores resultados, embora por uma margem pequena, frente ao unstable magic. Com 1,5 segundos de cast, a frost bomb não dará dano ela mesma, mas maximizará todo o dano frost dado pelo mage no target em que ela for aplicada. Link para a simulação: http://goo.gl/1rN486

Unstable Magic -> Perde por bem pouco para a frost bomb. Te oferece a comodidade de ser uma skill passiva e, portanto, mais fácil de ser mobilizada. No entanto, oferece ao mage uma pequena perda de rendimento em seu DPS que pode ser significativa em cenários mais competitivos de raid.

Ice Nova -> O grande talento de AoE. Com suas duas stacks e seu dano em todos os targets com uma distância de até 8 yards, mostra-se a escolha ideal para os gigantescos pulls feitos em Challenge Mode, especialmente se combinada com a mecânica do Prismatic Crystal que discutiremos no tier de talentos do level 100.

Qual talento devo escolher? Há um talento mandatório aqui?

As respostas óbvias são Frost Bomb para single target e Ice Nova para lutas com uma significativa quantidade de AoE.

Level 90 (DPS)

Mirror Images -> Agora durando 40 segundos e se valendo de boa parte do nosso spell power, a skill se tornou um poderoso cooldown ofensivo de dano. Entretanto, em simulações recentes como as linkadas anteriormente esse talento perde por pouco para o mais estável Rune of Power e para uma utilização muito específica – e talvez bem difícil – do incanter’s flow.

Rune of Power -> Com o range e tempo de duração aumentado para 3 minutos, os 15% de spell power fixos que esse talento fornece ao mage parecem ser a escolha mais eficiente para o cenário de raids desse novo patch. Embora algumas simulações apresentem resultados melhores com a utilização do Incanter’s Flow, a discussão atual em forums estrangeiros parece ser quase consensual de que o atual formato do outro talento não é muito atrativo por sua instabilidade e variação rápida na quantidade de spell power do mage. Por isso, a grande maioria acaba optando por um buff de spell power fixo.

Incanter’s Flow -> Uma skill passiva que acumula 5 stacks e depois diminui progressivamente até zerar os stacks e assim sucessivamente. Oferece um buff de spell power máximo de 20% com 5 stacks. Embora o ofereça mais spell power, sua mecânica inconstante tem afastado até mesmo os jogadores mais experientes da utilização desse talento. Tenho tentado me adaptar com ele e até gosto, mas sinto que na hora da raid a estabilidade do Rune of Power será preponderante para uma performance mais consistente.

Qual talento devo escolher? Há um talento mandatório aqui?

Talvez possamos chegar a um consenso e utilizar Rune of Power em lutas com menos movimentação e Incanter’s Flow em lutas com muita movimentação requerida.

Level 100 (DPS)

Thermal Void -> A cada Ice Lance castado a duração do Icy Veins (nosso principal CD de dano) aumenta dois segundos. Embora atrativo, as simulações o mostram muito inferior ao Prismatic Crystal.

Prismatic Crystal -> O talento do momento. O mage frost sumona um cristal que toma 10% a mais de dano, espalhando igualmente para todos os targets em uma distância de 8 yards do crystal. De longe, o melhor talento da tier level 100 de mage.

Comet Storm -> Sumona 7 cometas (de gelo?) que dão um dano AoE em múltiplos targets. O dano se espalha por todos os targets num range de 4 yards.

Qual talento devo escolher? Há um talento mandatório aqui?

Prismatic Crystal, Prismatic Crystal e Prismatic Crystal.

3.2) Glyphs

Major

Slot 1: Glyph of Icy Veins -> faz com que a skill te dê 30% a mais de multistrike. Como esse é o nosso principal status secundário, o glyph é mandatório!

Slot 2: Glyph of Splitting Ice -> Faz com que seus Ice Lances e suas Icicles (o mastery de Mage Frost) hitem um segundo target em 50% do dano da Ice Lance original. Igualmente mandatório pois maximiza o dano no boss enquanto o mage bate no Prismatic Crystal.

Slot 3: Glyph of Rapid Displacement -> seu blink agora tem duas cargas e você é um Deus da movimentação. Parabéns! Não esqueça que esse glyph anula o efeito de remoção de stun do blink.

Minor

Nenhum deles é realmente muito importante. Talvez apenas o glyph of momentum, que permite com que você blinke na direção em que caminha. Mas mesmo assim, ele é altamente situacional e vai da preferência de cada um.

4) Rotação e Cooldowns

4.1) Single Target

A) Castar Frost Bomb no targert ou renová-lo (se ele está prestes a acabar). No entanto, faça isso somente em um dos seguintes cenários (deixe a Frost Bomb acabar caso contrário):

Você tem dois stacks de Fingers of Frost, sua Frozen Orb Congelado está prestes a sair cooldown (considerando que não seja o momento de usar o Prismatic Crystal) ou se o Water Jet do seu pet está prestes a sair de cooldown.

B) Utilizar a Frost Orb no cooldown (a menos que haja uma fase de AoE próximo ou o Cooldown do Prismatic Crystal esteja próximo do fim). Lembre-se: quanto mais targets maiores as chances de obter procs de finger of frost com a Frozen Orb.

C) Usar Ice Lance somente quando a Frost Bomb estiver UP e se você possuir 1 ou 2 stacks de Fingers of Frost. Caso contrário, prossiga com o frostbolt até alcançar dois stacks de Fingers of Frost e aí sim renove a Frost Bomb e consuma esses stacks utilizando as Ice Lance.

D) Usar Frostfire Bolt quando houver procs de Brain Freeze. Lembre-se: o consumo do Brain Freeze pode fazer com que você ganhe um proc de Fingers of Forst, portanto nunca utilize o FFB com dois stacks de Fingers of Frost.

E) Enquanto seu PET castar o Water Jet, você deve caster duas Frostbolts para gerar procs de Fingers of Frost.

F) Não é aconselhado utilizar a Frozen Orb enquanto seu PET casta o Water Jet e lembre-se de utilizar os procs de fingers of Frost antes do Water Jet do seu PET.

4.2) AoE damage

Aqui talvez possa ser útil o glyph do Cone of Cold em lugar do Glyph of Rapid Displacement (NUNCA SUBSTITUA OS OUTROS DOIS GLYPHS!!!!!!111111ONZE) e optar pelo Ice Nova em lugar da Frost Bomb a depender da luta. Lembre-se: potencialize o dano no seu Prismatic Crystal pois ele será sua principal fonte de dano tanto no ST quanto no AOE, ou seja, utilize os seus stacks de Ice Nova no PC e não diretamente nos adds se o PC estiver UP.

4.3) Burstando como Frost

A) Utilizar o Pré-pot mais poderoso à sua disposição exatamente dois segundos antes do pull e logo em seguir dar um pré-cast de frostbolt.

B) Se for o caso, caste Time Warp

C) Coloque seu PC no pé do target e logo em seguida libere sua Frozen Orb

D) Caste Icy Veins e qualquer CD racial em uma macro simples

/Cast Icy Veins
/Cast Berserking

E) Enquanto você consegue dois procs de Fingers of Frost com sua Forzen Orb, aplique Frost Bomb no PC.

F) Destrua o Crystal seguindo os passos da rotação Single Target e lembrando que quanto mais Ice Lance, mais dano.

G) Seja Feliz!

5) Prioridades dos Status

Intelect>Spell Power> Multistrike>Versatility>=Critical Strike>Mastery>Haste

Isso significa que priorizaremos toda a gear que possuir como status secundários o Multistrike e o Versatility e/ou Critical Strike Chance. Para um bom exemplo de como se preparar e escolher bem a gear certa para a raid, aconselho o excelente documento criado por alguns usuários do MMO-Champion com a gear BIS (Best in Slot) para cada uma das specs de mage nas diferentes dificuldades de jogo. Tenha em mente que o dropbox não leva em consideração os itens BoE. Para isso, acesse askmrobot.com ou maxyourdps.com para maiores informações.

Link para o documento: http://goo.gl/CzglaH

6) Gemas e Enchants

6.1) Gemas

Como a gear com socket hoje em dia é bem mais rara do que foi nas expansões anteriores, o sistema ficou mais simples. Não existe mais as tradicionais cores para as gemas e muito menos meta-gems. Em WoD todos os sockets (por enquanto apenas um em algumas peças de gear) serão prismatic, ou seja, sem distinção de cores.

Sendo um mage frost você quer obter o máximo de multistrike possível, uma vez que não existem mais gemas de atributos primários (Intelect). A gema mais forte concede 50 de multistrike e são essas que você vai querer em sua gear como um mage frost!

Greater Multistrike Taladite – 50 de multistrike

6.2) Enchants

O mesmo vale para o sistema de enchants. Consideravelmente reduzido em WoD, agora apenas alguns itens podem ser enchantados apenas com status secundários. Você também deverá buscar no seu neck, ring, cloak e arma, todos os enchants que lhe concedam multistrike.

Enchant Neck – Gift of Multistrike – 75 de multistrike

Enchant Cloak – Gift of Multistrike – 100 de multistrike e 10% de movement speed

Enchant Ring – Gift of Multistrike – 50 de multistrike em cada ring

Enchant Weapon – Mark of the Frostwolf – Proca 500 de multistrike por 6 segundos. Esse é um enchant de RPPM.

7) Conclusões

Esse guia procurou cobrir alguns aspectos básicos da jogabilidade de Mage Frost nas raids e dungeons de WoD. Muito do que foi levantado aqui pode ser encontrado nos sites a seguir:

www.icy-veins.com
http://www.mmo-champion.com/forums/272-Mage
www.altered-time.com
www.askmrobot.com

Agradeço a sua paciência em ler o guia até aqui e espero que o guia tenha te ajudado de alguma forma. Se você curtiu peço para que dê um like e vote esse tópico como fixo para que possamos discutir todos os aspectos de nossa classe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s