Prepare-se para Overwatch

Overwatch é o novo jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) da Blizzard e já tem data de lançamento confirmada para 24 de Maio de 2016. Falta pouquinho mais de um mês para colocarmos as mãos nesse game, pelo menos aqueles que estiverem preparados para pagar 160 dilmas por ele.

Overwatch é lindo, tem personagens carismáticos e polêmicos e eu não posso esperar por começar logo a jogar, pelo menos até eu perceber que não sirvo pra jogar FPS… Mas é por eu ser tão ruim em jogos FPS que procurei saber como me preparar melhor para Overwatch. Encontrei o conteúdo abaixo na internetz e gostaria de compartilhar com vocês.

É importante lembrar que Overwatch é um jogo realmente grande, cheio de conceitos, mapas, heróis, jogabilidade, etc. Não dá pra falar de tudo isso num post e, por isso resolvi colocar aqui o que achei mais importante para esse início de tudo.

Prepare sua mira

Existem algumas formas de se treinar sua precisão com o mouse, sua mira. Algumas das sugestões tem sido jogar outros FPS enquanto Overwatch não sai. A comunidade tem indicado que treine através de FPS antigos, como Quake, Unreal Tournament ou um Free to Play chamado Dirty Bomb. No entanto, como eu já jogo WoW e Diablo3, sobra pouco tempo pra jogar outros jogos, por isso prefiro ir treinando minha mira em programinhas de browse, como o Aim400KG. Você pode encontrar outros programas similares procurando por “practice your aim” no google.

Escolha o mouse certo

Seu mouse tá velho como o meu? Dois, três anos de uso? Começando a dar aquele duplo-clique chato? Talvez esse seja o melhor momento pra trocar o seu mouse. Se você quer realmente focar na cena FPS existem algumas considerações importantes na hora de comprar o seu mouse novo.

Erótico, digo Optico ou Laser? Mouses opticos (óticos poha!) tem uma fluidez melhor pois não captam tanto ruído na superfície em que estão sendo utilizados. Aqui nesse link o cara explica melhor isso, mas básicamente é como quando você tem aquela poeira chata no seu mousepad (sua mãe te falou pra não comer pão no computador, vc não ouviu né) e seu mouse vive pulando porque o sensor passa em cima dessa poeira. O mouse ótico vai reclamar muito menos dessa poeira do que o laser e, por isso te dar uma precisão maior na hora do jogo.

Esqueça mouse sem-fio. Procure comprar um mouse que se conecta diretamente na sua placa-mãe. O pessoal aconselha a comprar aqueles com conexão PS2, porém acredito que esse tipo de mouse esteja cada dia mais difícil de ser encontrado, até porque já não se fazem tantas placa-mães com conexão PS2. De qualquer forma, entre um mouse USB com fio e um Wireless, prefira um USB com fio.

Máximo de 1600 DPI e 1000Hz de Polling Rate. Você não precisa necessariamente de um mouse com altíssimo DPI, na verdade a maioria dos jogadores de alto nível não recomenda mouses com DPI muito alto. É verdade que você tem mouses que podem ter o DPI ajustado via software e de forma automática, mesmo dentro do próprio jogo, porém eu só aconselho isso se você já for acostumado com esse tipo de alternância entre diferentes DPIs/sensibilidades. Se você é como eu e está começando agora, um mouse com 1600 DPI é o máximo ideal que você vai querer.

Em termos de Polling Rate, o melhor é escolher algo entre 500Hz e 1000Hz. Se o processamento do seu computador for meio lento é melhor ficar com o de 500Hz, mas se você estiver com processamento sobrando o de 1000Hz pode funcionar bem pra você.

Polling Rate e DPI são melhores explicados aqui e aqui (em inglês).

Segure seu mouse da maneira certa. Algumas formas de segurar o mouse podem resultar em diferentes experiencias de jogo e resultados no seu quadro de mortes. Se você não tem muita experiência com FPS é provável que ainda nem conheça isso, mas existem formas de segurar o mouse, veja qual gera melhor resultado pra você, conforme imagem abaixo.

grip-styles

Configurações de mouse no Windows like a boss. As vezes focamos tanto no hardware e nas configurações do software do mouse em si que esquecemos do nosso bom e velho amigo de guerra, o ruimWindows. As configurações devem estar ajustadas para o seu gosto e estilo de jogo, mas é bom observar algumas coias, como: Enhance Pointer Precision precisa estar desabilitado e a velocidade do ponteiro não pode passar de 8, a recomendação é normalmente usar 6, veja a imagem. Mais detalhes nesse link, também em inglês.

mouse precision for overwatch

O mouse tem que se adequar ao seu estilo. Se você curte mouses pesados, procure comprar os pesados, eu particularmente acho que o mouse tem que ser balanceado, nem tão pesado, nem tão leve, aqui tem uma imagem com peso e tamanho de alguns principais mouses do mercado. Depois de ter lido tudo isso você deve ter ficado pensando em qual mouse comprar, nesse site tem uma lista de gaming mouses mais populares. Eu particularmente vou ver se compro um Razer Deathadder pra mim.

Equipamento Gamer

Nem só de mouse vive o jogador de FPS, hehe. Alguns outros equipamentos são tão importantes quanto, olha só.

Mouse feet, Mouse pad ou “pé de mouse” tem que ser coisa boa. Não adianta você comprar um mouse de 300 reais e pagar 10 reais no mousepad. Na boa, quando for comprar o mouse, já coloca o valor de um bom mousepad como se fosse o valor do mouse, porque um não existe sem o outro. Você não vai ser o play of the game jogando com seu mouse em cima de um caderno. O gringo lá recomenda o tal do Hyperglides, que eu nunca ouvi falar e nem sei se vende aqui na BanâniaBrasil, mas você encontra bons mousepad que não são tão caros. Eu provavelmente vou comprar um SteelSeries QcK Gaming Mouse Pad.

Monitor de 120Hz ou 144Hz. A idéia funciona quase que da mesma forma que o Polling Rate do mouse, quanto mais rápido a informação estiver na sua tela, melhor. Aqui você encontra uma lista de monitores nessas frequências. Em termos visuais, do que o seu olho vê, não há diferença entre a resolução exibida por um monitor de 120Hz e um de 144Hz, porém o que você precisa ter em mente é algo chamado input lag. Quanto maior a frequênciade de resolução do seu monitor, menor será seu input lag, maior será a precisão da sua mira e menos raiva você vai passar.

Conclusão

Bem pessoal, espero que vocês tenham juntado o dinheiro da mesada porque isso aqui não vai sair nada barato, mas se tem dinheiro e está afim de ter uma experiência mais legal com games de FPS, recomendo dar uma lida em todos links adicionais desse artigo, além de procurar mais coisas sobre cada um deles na internet. Os assuntos discutidos aqui são bastante polêmicos pois DPI, sensibilidade e refresh rates variam muitas vezes de acordo com o gosto pessoal de cada um, o importante é que você identifique o fica melhor pra você e focar nisso.

Mais dicas de Overwatch em posts futuros, esse foi só o começo pessoal.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s