O resetão do Diablo 3

Que Diablo 3 é um jogasso ninguém dúvida. Tem quem goste, quem odeie e quem não esteja nem aí, mas o jogo é um sucesso e, apesar de ter passado por algumas dificuldades no lançamento o jogo se reinventou na expansão Reaper of Souls.

Com a nova expansão (nem tão nova assim, já são dois anos de RoS) veio uma nova classe, o cruzado e mais uma porrada de novidades interessantes. Foi em Agosto de 2014, no patch 2.1 de Reaper of Souls que o conceito de Season (temporada) foi introduzido. Na minha opinião as Seasons foram uma jogada de mestre da Blizzard, possibilitando veteranos e novatos competirem de “igual pra igual” toda vez que uma nova season começa, só que tem um problema aí.

Comecei a pensar nesse post depois que ouvi de um cara que estava jogando comigo a seguinte frase: “Não devia se chamar Season e sim resetão do diablo”. Deixa eu contextualizar pra você entender melhor o que ele estava querendo dizer.

As Seasons começam, duram uns 3 meses e depois terminam. O tempo entre uma season e outra é chamado de Era. Então você tem o jogo Season e o jogo Normal. Assim como na Season também é possível rankear na Era. Então você pode escolher por jogar, e rankear, na season ou no modo normal, ou nos dois se você for um no-life.

Para os humanos normais a ideia funciona mais ou menos assim: você pega um herói seu que upou na Season 5 e ao fim dela ele se torna um char normal, daí pode ser usado na Era 6, que é a Era que se inicia junto com a Season 6. Só que a questão é: quem vai jogar Era ao invés de Season? Por isso a questão de que não deveria se chamar Season e sim resetão do diablo, porque simplesmente você upa um char, põe um equip massa nele e na próxima Season vai ficar tudo pra trás, afinal, ou se joga Season ou Normal. Se você não tem vida e joga 20h de Diablo por dia pode ser que tenha tempo pra jogar Season e Normal, porém acho pouquíssimo provável que alguém vá deixar de jogar Season pra jogar Normal… Bem, se vocês sabem alguém que faria isso, ou se você faria isso, me expliquem a razão.

Entendido tudo isso fico me perguntando: qual é o motivo por trás das Seasons? Porque gostamos delas e porque não achamos ruim de estarmos sempre colocando a cada três meses um novo personagem no nível 70 pra depois farmar gear, achievements, fendas, greater rifts, níveis de paragon, etc?

Eu, enquanto jogador casual de Diablo que sou, gosto muito do conceito das Seasons, simplesmente porque posso optar por voltar a jogar em qualquer momento num início de Season e estar no mesmo nível que qualquer outro jogador. Pode ser que eu não tenha o conhecimento e, claro, com o passar do tempo a diferença entre o meu resultado e de um jogador experiente será percebida, mas no começo, meu amigo, é todo mundo nível 1! Todos tem a mesma oportunidade de chegar no 70 e a sorte do drop pode sorrir pra qualquer um. O fato é que o resultado que será alcançado no final da season depende única e exclusivamente de você.

Falando em esforço único e exclusivo, muitos bans rolaram por aí na negada que usou bot. Espero que os bans continuem rolando e que as pessoas que usam esse tipo de coisa percam tudo que conquistaram no game enquanto estiveram usando bot, incluindo gold, gear, achievs, pet, asas, tudo! Essas ondas de ban que rolaram no finalzinho da Season 5 deixaram muita gente animada pra Season 6, acreditando que na Season 6 teremos um Diablo 3 mais limpo, sem tanto bot rolando. Mas aquele negócio, botter é que nem barata, mata um vem mais trinta.

Voltando na questão de Season vs Normal… Diablo 3 não é o meu primeiro game, aquele que jogo todo dia, esse pra mim é o WoW (ou melhor, era). Mas se Diablo 3 fosse meu jogo principal, onde jogasse focado, com objetivo de ser melhor cada dia, de me tornar um cabra sagaz nas Fendas Maiores, eu não gostaria nada da ideia do reset da Season. Pra mim o reset da Season fica parecendo que joguei fora todo aquele esforço que eu fiz sabe. Tudo bem, a experiencia que ganhei depois que a season terminar vai para meus personagens fora da Season, mas eu não carrego nada, nadinha do que eu fiz pra próxima Season…

Talvez a conclusão que chego é a de que tenho que jogar o modo normal mesmo, fora de season, que aí vou sempre ter aquele mesmo personagem e seguir com ele, mas… e as paradas exclusivas que você só consegue na Season? Tipo asas, os portraits exclusivos, o set que vem com o haedrig’s gift, os banners? Também  quero essas paradas… E aí, como faz!?

 

4 comentários sobre “O resetão do Diablo 3

  1. Nem adiante querer jogar normal que quando sai season geral só joga nela, se for jogar non season vai jogar praticamente sozinho

    Curtir

    1. Se for optar por jogar normal tenho certeza q ele não irá jogar sozinho, existem clãns e ainda muitos jogadores q não gostam das seasons pelos resets. Nem todo mundo gosta de em toda temporada suar pra conseguir novamente os equipamentos e o nome no rank. Eu msm não sou maluco pra isso pq pra mim Diablo é um meio de diversão, se for pra competir por algo prefiro me esforçar em fazer isso na área profissional. Perder uma caralhada de horas por algo q não dá retorno, tô fora.

      Curtir

Deixe um comentário

