90ms de ping… Muito alto, não dá pra jogar assim!

Quanta coincidência. Hoje mesmo estava conversando com um amigo meu que também vai jogar Overwatch sobre esse post aqui em que um gringo reclama que sua latência é muito alta… 90 ms! A reação dele foi imediata e óbvia: “vem pro brasil“.

Não parece que tem muito tempo quando comecei a jogar videogames pela internet. Mas só parece mesmo… Me lembro exatamente o ano, era 1997 e tudo começou quando aquele amigo que era mais nerd do que eu, também conhecido como Redkiller, me convidou pra jogar com ele Warcraft 2 : Tides of Darkness pela internet.

Começamos jogando via tcp/ip. Ambos sentados na frente do computador, com a tela do Warcraft 2 aberta esperando cair a ligação do outro. Ele ligava, o jogo reconhecia a conexão e então a partida começava. Nossa, aquilo era demais! Era muito emoção e, o mais legal, só tinha 600 ms de ping (com picos ocasionais de 1200… ¬¬)!

O tempo foi passando e a conexão melhorando. Na sequencia passamos a jogar Warcraft 2 e Starcraft por um programa chamado KALI, que emulava uma rede IPX entre os usuários que estivessem usando o cliente do KALI. Bons tempos. Isso foi um pouquinho antes da battleNet ser lançada.

Os jogadores da battleNet morriam de medo dos jogadores do Kali, pois sabiam que nós éramos os melhores da parada. Ainda lembro do nick que usava na época… Darkclaw. Se fosse hoje acho que meu nick seria DarkNarutoBR (mais br e hue, impossível).

Enfim, no KALI e na battleNet não era só alegria. O ping médio das partidas era de 300 ms! Na battleNet não rolava isso, mas o KALI era um programa tão legal, que as vezes a internet caía, a galera parava a partida, dava PAUSE e esperava o cara reconectar. Comunidade massa mesmo. Tenho muitos deles no facebook como amigos até hoje (Magus, <3).

Bem, o ping foi lentamente melhorando. De 600 ms em 1997 pra 250 ms em 2006. Hoje jogamos com uma média de 150 ms no World of Warcraft. Não é um valor ótimo, mas dá pra jogar e, convenhamos, Brasileiro é um bixo tão tinhoso que aprendemos a jogar mesmo com 300 ms de latência e, o melhor: damos show em muitos gringos aí.

Nesse tempo todo só tem uma única coisa que nunca mudou: nosso desejo por servidores brasileiros! Onde poderíamos aproveitar o game ao máximo com aqueles deliciosos 50 ms. Cinquenta sim, porque se nossa infraestrutura de rede fosse decente daria pra chegar nos 20!

Bem, parece que esse tempo ficou pra trás. Pelo menos pra quem for jogar Overwatch!!!

A Blizzard anunciou hoje, 26/04/16, que teremos servidores brazucas galera! Então  se faltava mais alguma coisa pra confirmar minha pré-venda (ou seria pré-compra?) não falta mais!

Vejos vocês no Overwatch, com 50 ms de ping! :)

 

Abaixo a notícia do site da Blizzard, na íntegra (ou clique aqui pra ler direto da fonte):

O mundo precisa de mais heróis…com ping baixo!

Overwatch retornará dia 5 de maio com o beta aberto, e traz uma grande novidade. Sim, a comunidade brasileira de Overwatch agora conta com uma infraestrutura de hardware estabelecida no País fazendo com que a luta pelo futuro seja ainda mais divertida. Em poucos dias, você poderá testar o jogo e se divertir com seus amigos usufruindo de servidores locais!

A introdução dos servidores brasileiros se dará de modo invisível aos jogadores locais (não haverá listas separadas de servidores locais), com a vantagem de tornar a resposta do jogo mais ágil e suave. Para se beneficiar dos novos servidores, basta cadastrar sua conta do Battle.net em um país da região das “Américas”.

Como o jogo continua em fase de teste no beta aberto, pedimos que compartilhe sua experiência nos fóruns de feedback do beta de Overwatch. Suas críticas são importantes para melhorar o desempenho dos servidores, especialmente neste período inicial. Para saber mais sobre essas novidades incríveis, consulte abaixo nossa seção de “Perguntas Frequentes”.

PERGUNTAS FREQUENTES

P. Os servidores Brasileiros estarão disponíveis somente para a fase de beta aberto de Overwatch?
R. Todos os jogadores poderão desfrutar dos servidores locais a partir do dia 5 de maio, quando iniciaremos a fase de beta aberto, e estimamos que estarão prontos para receber os jogadores brasileiros de volta no lançamento de Overwatch, dia 24 de maio.

P. Os consoles também estarão se beneficiando dos servidores locais na fase de beta aberto de Overwatch?
R. Sim. Os servidores brasileiros de Overwatch estarão disponíveis para os jogadores de PC, PS4 e Xbox One.

P. Quais são os benefícios que servidores locais trarão para o jogo?
R. Com servidores locais, jogadores deverão ver uma melhora imediata no tempo de conexão, assim como uma resposta mais rápida dentro do jogo.

P. Eu poderei jogar com meus amigos que estão nos servidores Norte-Americanos?
R. Sim. Os servidores brasileiros de Overwatch poderão se comunicar com os servidores norte-americanos, assim você poderá tranquilamente continuar a jogar com amigos que começaram suas aventuras lá. Sua lista de amigos é gerenciada pelo Battle.net, e não por servidores locais, sendo assim você poderá facilmente entrar em um grupo e conversar com jogadores norte-americanos.

P. Se eu hospedar um jogo e convidar um amigo norte-americano, em qual servidor jogaremos?
R. Quando um americano cria um jogo, este será hospedado no servidor norte americano. Ao entrar nesse jogo você estará jogando lá. Quando um brasileiro cria um jogo, será hospedado no servidor brasileiro. Se seu amigo (a) americano quiser entrar no seu jogo ele será conectado ao servidor brasileiro.

P. Preciso pagar alguma taxa adicional para usufruir dos servidores locais?
R. Não. Os servidores brasileiros não trazem nenhum custo adicional para o usuário, desde que esse possua uma conexão de banda larga ativa. Esse será um benefício imediato e lhe oferecerá uma experiência de jogabilidade mais fluida para você e seus amigos do Brasil.

P. Quando os servidores brasileiros estarão disponíveis?
R. Os servidores brasileiros estarão disponíveis a partir de 5 de maio, junto ao início do beta aberto de Overwatch.

P. Com os servidores locais ativos, existirá alguma diferença na ativação do Overwatch ou qualquer outro jogo da Blizzard?
R. Não. Servidores locais do Overwatch não mudarão em nada o processo de ativação de cópias físicas dos nossos jogos. Os servidores locais devem promover uma melhor experiência de jogo para a nossa comunidade, mas o processo de autenticação e registro do produto continuará a ser feito pelos servidores da Battle.net nos servidores da América do Norte.

P. Isso quer dizer que todos os jogos da Blizzard terão servidores locais?
R. A Blizzard Entertainment tem o compromisso de oferecer aos nossos jogadores do mundo inteiro com as melhores experiências possíveis. No momento temos servidores brasileiros para Heroes of the Storm, Diablo III e (dia 5 de maio) Overwatch. Continuaremos nossa busca por soluções para trazer servidores locais para todos os nossos jogos em todas as regiões.

 

Anúncios

3 comentários sobre “90ms de ping… Muito alto, não dá pra jogar assim!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s