Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Rogue

Atualizado em: 17/out/2014

Nessa seção responderemos a maioria das dúvidas relacionadas a classe e que de alguma maneira não foram respondidas através dos guias de classe. Para verificar nossos guias, clique aqui. Deixe sua dúvida nos comentários.

Lembrando que o foco do blog e, consequentemente de nossas respostas, são PVE.

  • O que mudou com o Patch 6.0.2 A Maré de Ferro?

Muita coisa, confira todo impacto para classe lendo nosso Guia Básico para Rogues. Nesse link você confere os podcasts em que já falamos de todas alterações para Rogues, bem como um vídeo explicando de forma fácil o que vem por aí.

  • Sou novato, cheguei no 90 recentemente. Qual a melhor spec e aonde pego os melhores equips (gear) pra raid?

Leitura recomendada: Guia Instant lvl 90

Patch 6.0.2: O Patch 6.0, ou patch pré-expansão, traz a invasão da Horda de Ferro. Qualquer jogador que der instant lvl 90 será imediatamente enviado para começar a sequencia de quests do novo patch. Dessa forma a Blizzard espera que os jogadores conheçam melhor sua classe e spec, além de garantir itens de ilvl 515 e 520. Depois disso o jogador que ainda precisar de gear deve se dirigir a Timeless Isle (ver abaixo) ou a nova dungeon UBRS.

Patch 5.4.8: Se você chegou no nível 90 a sua melhor spec para PVE é Assassination, pra conseguir usá-la você precisa de duas adagas. A forma mais fácil para conseguir gear é através da Timeless Isle (ou Ilha Perene). Na ilha perene existem várias caixas espalhadas por toda a ilha que podem conter itens de ilvl 496, além disso os próprios mobs de lá também tem chance de dropar esses mesmos itens de ilvl 496. Clique aqui e veja o posicionamento de todas as caixas da ilha. Na ilha perene é possível encontrar Burden of Eternity que podem fazer com que seu token 496 se torne um item 535! Se você juntar muitas moedas perenes é possível comprar armas para seu personagem. Outra forma de conseguir melhores armas é através de LFR das raids antigas (Throne of Thunder), até que você se equipe e possa começar a fazer LFR de Siege of Orgrimmar.

  • Qual a melhor raça pra rogue?

Sinceramente? Escolha a raça que melhor te representa no jogo. Escolha a que você achar mais legal! Se você é super min/max escolha Orc ou Troll para jogadores da Horda, e Gnomo ou Worgen para jogadores da Aliança. Pandaren também um raça excelente. Humano e Undead são raças mais utilizadas para o PVP mas também servem para PVE.

  • Qual spec escolher? Qual a melhor spec?

No patch atual, Siege of Orgrimmar, todas as tês specs funcionam muito bem, porém se você quer tirar o máximo do seu rogue nas raids, então você vai precisar necessariamente jogar de combat. Porém a spec de combat é muito dependente de gear, ou seja, se você nao tiver o trinket [Assurance of Consequence], com ilvl de flex ou maior, compensa jogar de Assassination. Depois que você conseguir o trinket, aí você vira combat.

Para a próxima expansão ainda não se sabe ao certo, porém simulações no simC mostram que combat continuará como a melhor spec, seguida novamente de assassination. Porém será preciso aguardar que a epxansão seja realmente lançada para saber exatamente qual será a melhor spec para raids em Warlords of Draenor.

  • Quais armas usar?

Rogues com a spec de Assassination devem obrigatoriamente utilizar duas adagas, Subterfúgio pode utilizar uma arma slow na off hand, porém o ideal é que eles também utilizem adagas em ambas as mãos, isso porque adagas aplicam veneno com maior frequência. Combat pode utilizar praticamente qualquer tipo de arma, no entanto o ideal é que utilizem uma arma lenta em cada mão.

Exemplo: Um rogue Combat com uma adaga ilvl 500 e uma arma lenta 450, mesmo sendo a arma lenta o mais indicado para essa spec, é recomendável que a arma de ilvl maior seja utilizada.

  • Cheguei no nível 10. Qual melhor especialização pra upar?

Qualquer uma das três specs podem ser utilizada. Eu particularmente gosto de upar de Assassination, porque não tem requerimentos de posicionamento que tem o Subterfúgio, porém Sub também é uma excelente spec pra upar. Combat é a spec que eu menos recomendo, ela geralmente demora muito mais pra matar um mob do que as outras duas. Um conselho para rogues novatos: se você vai upar um rogue, procure sempre matar um mob por vez, no máximo dois.

  • Qual a forma de upar mais rápido?

A melhor forma de upar é aquela que te dá mais prazer. Se você curte mais quests, então faça quests. Se você curte mais masmorras, faça masmorras, e assim por diante. Eu particularmente prefiro muito mais upar através de quests do que qualquer outro método. Eu meio que já decorei a maioria das quests, então pra mim é quase que jogar no automático, vou muito rápido e, além disso, eu não curto nada upar através de masmorras ou campos de batalhas, então acabo desanimando nesses lugares e jogando pouco. Portanto, pra upar rápido você precisa de estar jogando aquilo que gosta.

  • Quais os melhores talentos e glifos?

Poucos talentos afetam a performance de um rogue e, além disso, alguns devem ser trocados com frequência a cada luta. De qualquer forma, já que Combat e Assassination são as melhores specs do jogo para raids, os talentos que nunca podem ser alterados, seja a luta qual for, sâo: Tier 15 Shadow Focus e tier 90 Anticipation.

Glifos são escolhas totalmente livres para um rogue Combat, porém se você for jogar de Assassination você irá precisar utilizar necessariamente o Major Glifo de Vendetta pois representa um aumento de dps. Obviamente que para que esse glifo funcione é preciso que o target do seu Vendetta não morra antes do fim da duração do debuff.

  • Como fazer melhor uso da Energy?

Energy é uma das nossas principais fontes de dano. É com ela que geramos nossos combo points e finishers. Sem energy fazemos praticamente nada, ficamos basicamente no auto-attack, no entanto existem dois termos muito impotantes para quem quer entender melhor o que fazer com sua energy: Energy Capped e Pooling.

Energy capped significa que sua energia está no máximo, ou seja, se você está em combate e sua energia está no máximo isso significa que você não está usando energia o suficiente. Energy capped geralmente significa perda de dps. O ideal é que isso nunca aconteça, em uma luta você pode ter períodos maiores de espera e realizar energy pooling mas nunca deixe sua energia chegar ao máximo ou então estará perdendo potencial dps.

Pooling, ou energy pooling, significa que você está armazenando energia para poder utilizá-la em um outro momento, todas as três specs possuem momentos de pooling, porém Assassination é a que faz maior uso dele. No entanto, é impotante entender que fazer pooling de energy não significa deixar com que ela chegue ao máximo, ou seja, se vocé está com 10 de energy e quer fazer pooling, você não deve deixar que sua energy chegue ao máximo. O pooling é utilizado quando, por exemplo na spec de Assassination, você quer executar o maior número de multilate e dispatch dentro durante o debuff do envenom, ou seja, se você faz o pooling, deixa sua energy chegar até 90 mais ou menos, depois usa envenom que vai te dar o buff de +15% de chance de aplicar poisons, logo depois você usa o maior número possível de multilates e dispatch para que essas habilidades se beneficiem do debuff do envenom que dura apenas 6 scs. Caso você não tivesse feito uso do pooling, você não conseguiria utilizar tantos muts e dispatchs quanto se utilizar o pooling, ou seja, isso é uma forma muito boa para ganhar dps.

O pooling de energy será ainda mais importante pra spec de Assassination no Warlords of Draenor por causa do perk Empowered Envenom, que além do benefício de aumentar em 15% a chance de aplicar poisons, também vai aumentar em 30% o dano do multilate e dispatch.

  • Qual a melhor profissão? Qual profissão escolher?

No Warlords of Draenor as profissões mudaram. Nenhuma delas agorá dá vantagens no combate, ou seja, nenhuma das profissões vai fazer com que você dê mais dano! Por causa dessa mudança não se faz mais obrigatório ter duas profissões do tipo Craft (blacksmith, leatherwork, jc, etc), você pode ter uma craft e uma gather, ou duas craft ou duas gather, o que importa. O que você precisa levar em consideração agora são quais itens você pode craftar e que serão úteis pra você no decorrer do jogo. Para uma lista completa de profissões e recompensas visite wowhead. Em breve um guia com lista de gemas, encantamentos e recompensas de profissão aqui no site.

Anúncios

29 comentários sobre “Perguntas Frequentes

  1. tbm gostaria de saber qual a melhor maneira de engressar para a arena e como começar a faze-la, onde conseguir equips rasoaveis para começar.

    Curtir

  2. Fala pessoal , sei que aqui só PVE uma Ideia chama algums rogue com ranquin alto em PVP e da algumas dica de como estão jogando para creser no PVP , sei que tem algums Guia de Rogue em Português mais não Encontra nada de muito bom e relevande em Portugues, tá ai uma dica para não ser só PVE , Grande Abraço

    Curtir

    1. Opa MalboroMan, blz?

      Por enquanto vamos focar no PvE para rogues.
      Futuramente talvez tenhamos uma parte mais dedicada para o PvP, mas esses são planos futuros sem data para ter conteúdo ainda.

      Curtido por 1 pessoa

  3. Em relação a pvp/BGs em geral qual melhor spec ?! eu estou começando a jogar com rogue agora e uso subterfúgio alguma dica ou algo do tipo

    Curtir

    1. Sangim, tudo bom cara? Para PVP a spec mais escolhida é sem dúvida Sub, mas sei que todas as três specs funcionam bem para o PVP. Eu por exemplo, se fosse jogar pvp escolheria Combat, mas sei que Sub é o que a galera escolhe mais, blz?

      Curtir

  4. Então, Falkien, ainda estou low level, mas quando eu chegar no 90 e começar a fazer as raids, vc recomenda que eu coloque a opção de loot como combat(é a spec que eu pretendo jogar, já que vou ser PvE) ou Assassination (é a que jogo atualmente por ser mais fácil de upar)? Já tinha dito no fórum da blizz, mas parabéns novamente pelo seu blog, continue com o bom trabalho xD

    Curtir

    1. Cara, recomendo focar em Assassin. É uma spec mais simples e o resultado é praticamente o mesmo. Combat é uma spec que requer mais botões apertados por minuto, além de ser muito mais dependente de gear de nível alt. Então vai por mim, vai de assassin.

      Curtir

      1. Blz cara, muito obrigado por responder tão rápido, mas quando eu já estiver com gear alta eu posso trocar tranquilamente pra combat, certo?

        Curtir

        1. Sim, pode sim. Em warlords of draenor eu aconselho vc a fazer as quests e upar de combat. É o que eu vou fazer. Não vai ser a spec mais forte single-target mas vai ser a spec mais útil (bom dps single e bom dps multi-target).

          Curtir

          1. Blz cara, brigadão xD
            Ah e oq aconteceu com seu troll rogue? eu o achava muito daora com aquele set do MoP de pve, um dos mais daoras ( pra n dizer bonito haha) que eu já vi, inclusive meu rogue é Troll XD
            Um grande abraço!

            Curtir

  5. Ah Falkien, mais uma coisinha, eu queria saber do que vc acha de Rogue solando algumas raids/dungs antigas, tu acha que ele consegue bacana? é que eu jogava de DK e conseguia fazer muito conteúdo antigo sozinho mesmo com gear baixa (497 +-), é que eu quero poder conseguir aproveitar bastante conteúdo com meu main, sei que rogue tem uma facilidade a mais por causa da inv, mas na hora do boss ele aguenta? vlw

    Curtir

    1. Aguenta, lógico. Mas não se engane, pra solar conteúdo, classes como DK, Paladino e Hunter serão sempre melhores. (aproveita que vc já está aqui e escuta o novo podcast!)

      Curtir

  6. olá amigos, to jogando wow tem um mes,tenho um pala lvl 74 e um mago frost 60. nao conheço as outras classes e sei muito pouco sobre o jogo. comprei a expançao e ganhei o upgrade pro 90 pra fazer. Agora as duvidas (q nao sao poucas) de inicio tava pensando em mandar o mago, mas depois de ver os videos , me deu vontade de aprender a jogar de ROGUE, e parece q o mago gelido nao ta bom nessa nova expançao . Oq vcs me aconselham fazer, se me aconselharem o ROGUE, qual vai ser a melhor especializaçao, raça, profissoes ? pelo q li pras profissoes irem pro maximo tbm, o hero tem q tar lvl 60,e parece q so q principal vai, a secundaria nao. é isso mesmo? se for qual prof coloco como primária. Desculpem por tantas perguntas,é q as duvidas sao muitas ,ja q sei muito pouco! mas quero ser um grande jogar um dia! pois to quase “doido” de tanto ver videos e tentar aprender. Muito obrigado.e me desculpem novamente

    Curtir

    1. é o pet, é o pet, é o pet, é o pet!! kkkk! Fala cara! Deixa eu te falar, as suas duas profissões vao pro máximo, aconselho Enchanting e Leatherworking. Sobre raças, especializações eu já respondi nas perguntas acima. Caso fique alguma dúvida, só perguntar denovo!

      Curtir

  7. Pô Falkien, hoje estava fazendo DG HC e percebi que meu dano estava bem abaixo do resto do grupo, estava jogando de combat e meu dano de combat estava +- o mesmo de quando vou de assassinato (sendo que minha gear é de assassinato), mas vi que tem muita gente jogando de subterfugio agora, será que devo investir em subterfúgio agora? oq vc me aconselha? fiquei bastante triste depois de ser expulso de um grupo de dg por causa do DPS =(
    abraços!

    Curtir

    1. Fala Sonic! Camrada, eu estou dando um dps muito parecido com a maioria das outras classes. Tenho topado várias lutas nas dungeons heroics e challenge modes (sempre esqueço de gravar os challenge modes…). Rogue está bem balanceado e dá pra competir de igual pra igual, não se deixe enganar.

      Sobre a spec de Sub: não sei. Eu não conheço ninguém que esteja jogando de sub. Todo mundo jogando de assassination ou combat. Eu estou de assa.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s