Blackrock Foundry

Guia Raid Blackrock Foundry

O objetivo é informar, de acordo com a minha visão da luta e experiência, qual é a melhor forma de fazer cada boss das raids em Warlords of Draenor. Você encontrará, pra cada boss, informações como:

  • Spec mais recomendada, ou seja, a que vai dar mais dano e/ou vai ser a mais útil pra você e sua raid.
  • Melhor build para aquela spec (se é mastery, haste, multistrike, etc).
  • Talentos / habilidades / glyphs mais indicados para cada boss.

 

GRUUL

Gruul

Spec: Assassination 
Build: requer mais testes (provável que seja Mastery) 
Talento lvl 100: Shadow Reflection 
Outros Talentos: elusiveness ou cheat death

[Heroic Flex] Gruul é um boss simples, quase um tank’n’spank. Tudo que precisa ser feito é bater no boss, stackar pra dividir o dano do inferno slice e separar em 8 yards antes do petrify explodir.

Inferno Slice: O boss dá um cleave na frente dele quando chega a 100 de rage. Verifique a estratégia do seu grupo, mas é possível que, como rogue, você precise stackar algumas vezes. Não dá pra stackar muitas vezes por conta de um debuff que aumenta o dano do próximo Inferno Slice em 20%. Usar feint é recomendado.

Petrify: A cada 30 segundos o boss casta Petrify, que vai deixando o player lento até que ele vira pedra e depois explode, dando dano em 8 yards. É preciso estar atento para separar antes de ser petrificado. Verificar se cloak of shadows, se utilizado antes, deixa a gente imune à petrificação.

Crumbling Roar: O boss fica no meio da sala e um monte de pedra começa cair do teto, é preciso se movimentar corretamente pra não tomar o dano. Feint, cloak of shadows e smoke bomb ajudam aqui. Vale notar que dá pra continuar dando dps normal no boss durante essa fase.

 [Mythic] Além das habilidades do modo heroic flex, é preciso lidar com Flare e Gronn’s Rage.

Flare: são bolas de fogo que saem dos fornos da sala de Gruul. São três fornos e portanto saem 3 bolas de fogo. Se essas bolas de fogo atingirem alguém o jogador recebe um debuff de +20% de dano de fogo recebido, o que prejudica o stack do Inferno Slice. Acredito que rogues possam tirar esse debuff com Cloak of Shadows, mas preciso e mais testes.

Gronn’s Rage: o boss dá mais dano a medida que seu HP abaixo, uma espécie de soft-enrage.

 

Oregorger

Em breve.

 

Beastlord Darmac (heroic flex)

Essa luta pode ser feita com foco em single-target, ou multi-target. Abaixo minhas indicações para as duas situações:
Beastlord Darmac

Tipo: Single-target
Spec: Assassination
Build: requer mais testes (provável que seja Mastery)
Talento lvl 100: Shadow Reflection
Outros Talentos: cheat death
Tipo: Multi-target (AoE)
Spec: Combat (blade flurry)
Build: Haste
Talento lvl 100: Venon Zest ou Death from Above
Outros Talentos: cheat death

Beastlord Darmarc é um boss tipo Iron Qon. Cada hora ele pula em cima de uma montaria (lobo, mamute e chimera) ele ganha uns poderes. A medida que esses bixos vão morrendo o boss ganha uma habilidade especial daquele bixo, até que no final da luta o boss tá buffadão e talz.  A ordem dos bixos que o boss sobe depende da proximidade do boss, ele sobe no mais perto, então a ordem pode ser qualquer uma.

Cruelfang (lobo boladão)

Rend and Tear: o lobo pula num target ranged e depois pula de volta pro tank. Você precisa desviar dessa mecânica (é bem fácil). Depois que o lobo for morto, o boss vai herdar essa habilidade, então você vai precisar começar a ficar de olho pra depois desviar do boss também. Verificar se cloak of shadows remove esse debuff, acho que não.

Ironcrusher (elefante)

Tantrum: o elefante bate o pé no chão e dá dano aoe na raid (dura 5 scs, o mesmo tempo do cloak, então dá pra tomar zero de dano disso). Use cloak of shadows pra ficar imune ao dano ou feint pra reduzir o dano. O boss herda essa habilidade, aconselho mitigar com feint.

Dreadwing (chimera)

Inferno Breath: o famoso sopro do dragão, é preciso sair da frente e rápido, ou usar cloak of shadows que anula o dano. Feint também reduz o dano. O boss herda essa habilidade do sopro do dragão, então não fique na frente.

Uma vez que todas três montarias foram derrotadas, o boss vai estar com 40% de HP e você vai ter que lidar com muito fogo na sala, sopro do dragão, tantrum e rend and tear. É uma luta muito movimentada, com muito dano aoe, debuffs e dano na raid toda.

 

Flamebender Ka’graz

Em breve.

 

Hans’gar and Franzok

Em breve.

 

Operator Thogar

Em breve.

 

The Blast Furnace

Em breve.

 

Kromog (heroic flex)

Kromog

Spec: Assassination 
Build: requer mais testes (provável que seja Mastery) 
Talento lvl 100: Shadow Reflection 
Outros Talentos: shadowstep, cheat death

Kromog é um boss gigantão, que fica parado no mesmo lugar, no melhor estilo Kologarn ou Magmaw. Como rogue tudo que você precisa fazer é desviar dos discos de energia, mitigar dano, bater no boss e bater nas mãos de pedra que são sumonadas. Não fique na frente do boss porque ele dá um sopro de pedra, e não tome Rippling Smash.

Reverberations: são discos de energia que dão bastante dano, porém desaparecem ao encostar no player. Cloak of Shadows anula esse dano (requer mais teste). É bem fácil desviar desses discos, mas é preciso estar muito atento à luta.

Rune of the Grasping Hand: o boss sumona circulos amarelos no chão que se transformam em pequenas mãos que seguram o jogador. Enquanto estiver preso por uma dessas mãos o dano que está rolando do lado de fora é reduzido, porém essas mãos vão te apertando e te dando mais dano até que você morra. Essas mãos precisam ser destruídas. Se você for pego por alguma, basta dar target nela e matar.

Thundering Blows: o boss bate a mão no chão, dá um dano AoE muito forte e joga todo mundo no ar. O dano de queda é mortal, mesmo pra um rogue. Assim que você for jogador pra cima, use shadowstep em uma das mãozinhas (grasping hand) que foram sumonadas pelo boss, logo na sequencia ative cloak of shadows pra mitigar o dano, se for preciso utilize feint também. A vantagem de não ser pego pelas mãozinhas sumonadas é que você pode ajudar os outros colegas de raid a serem retirados mais rapidamente de suas mãozinhas e, assim, adiantar o andamento da raid. Essa mecânica é muito importante e chave para o sucesso da luta.

 

The Iron Maidens (heroic flex)

The Iron Maidens

Spec: Combat
Build: Haste 
Talento lvl 100: Venom Zest
Outros Talentos: shadowstep, cheat death

The Iron Maidens (Gar’an, Sorka e Marak) é um boss tipo council, mais ou menos no modelo do Council of Elders em Throne of Thunder. Os boss não shareiam health e, a cada 20% de hp uma fase extra (fase do barco) se inicia. Parece ser um boss relativamente difícil. Requer muita atenção e movimentação, muitas mecânicas aqui batem forte, então é preciso prestar muita atenção. A spec de combat provavelmente será a mais indicada por causa do Blade Flurry. Nessa luta você vai ter sempre de 3 a 2 boss sempre stackados pra cleavar.

A luta inicia com as três maidens na plataforma. A primeira a chegar à 80% vai transicionar pra fase do barco. Nesse momento um grupo definido de jogadores precisa ir para o barco e fazer as mecânicas lá. O restante da raid fica na plataforma batendo nas outras duas maidens que ficaram na plataforma, durante fases de barco bombas são jogadas na plataforma, o que dificulta e aumenta ainda mais a movimentação da luta.

Fase Plataforma

Rapid Fire: (Gar’an : random) De tempos em tempos a maiden Gar’an mira seu rifle num player (coloca um debuff no player), depois de alguns segundos (7 scs) ela começa atirar um tirambaço em área (5 yds). Quem pegar esse debuff precisa sair pra longe da raid e kitar esses tiros pra que eles não peguem em ninguém (inclusive nele mesmo). Cloak of shadows anula o dano. Feint reduz o dano.

Penetrating Shot: (Gar’an : 50 energy) habilidade parecida com o Aim do paragon Hisek. A maiden Gar’an vai mirar num player e alguns jogadores precisarão entrar na frente pra mitigar o dano. Rogue com feint é uma das melhores classes para esse trabalho.

Blade Dash: (Sorka : random) De tempos em tempos a maiden Sorka dá um dash (espécie de charge) num player. Qualquer outro jogador que estiver até 8 yds desse player também vai tomar o dano do dash. Pra melee é muito difícil, mas se possível, fique à 8 yds de distância dos outros jogadores. Depois do dash um pequeno ciclone (Swirling Vortex) aparece na trajetória percorrida entre o boss e o primeiro target do dash.

Ciclone (Swirling Vortex): Quem for atingido pelo ciclone toma dano e um stun de 1.5 scs. Cloak of Shadows deixa você imune ao stun.

Blood Ritual: (Marak : random) De tempos em tempos a maiden Marak coloca uma linha de sangue em algum player e depois de algum tempo ela dá um sopro de sangue (cone). O tank precisa ficar entre o player e a maiden Marak pra bloquear parte do dano. Se você for targetado com essa habilidade, garanta que o tank estará bloqueando o dano (talvez você precise se movimentar de acordo para que isso aconteça).

Bombas: Uma vez que uma das maidens for pro barco (ver Fase do Barco) bombas serão jogadas na plataforma. Ao serem lançadas elas dão dano e knockback nos players e depois são ativadas e explodem, dando mais dano. A estratégia é ver qual das bombas vai explodir primeiro, e depois que ela explodir ir para aquele lugar, de forma que você não tome dano de nenhuma bomba. Essa movimentação é especialmente importante para os melees. Feint reduz o dano e Cloak of Shadows anula os danos das bombas.

Fase do Barco

Quando um boss chegar a 80%/60%/40% ele vai pular pro barco. Dependendo do boss que pular pro barco, um tipo diferente de desafio será apresentado. O objetivo é matar o deckhand antes do boss exploda o barco. Uma vez que o deckhand estiver morto é preciso correr até um item no barco (umas bombinhas) e dar right click nelas, com isso o barco explode e os jogadores voltam pra plataforma.

Gar’an: Vão ter dois adds no barco, um healer e o principal (Deckhand). É preciso interromper as spells Earthen Barrier e Protective Earth do Healer (Battle Medic Rogg) e dar dps forte no Uktar (deckhand). Um macro de /tar /kick vai bem aqui.

Sorka: Vão ter vários adds, porém basta focar o dps no add principal. Como rogue, ignore os adds com Evasion e foque no deckhand.

Marak: Nesse barco o melhor é que apenas rangeds sejam enviados, porém se você, como rogue, for setado pra ir é preciso sair rapidamento das void zones (poças de sangue no chão) e dar dps forte no deckhand. Cloak of shadows anula o dano das poças.

 

Blackhand (heroic flex)

Blackhand

Spec: Assassination
Build: Mastery
Talento lvl 100: Shadow Reflection
Outros Talentos: shadowstep, cheat death

Blackhand é uma luta de 3 fases. A primeira fase começa na sala do boss, a segunda fase é quando ele chega a 70% e quebra o chão, caindo para uma outra plataforma, e a terceira quando ele chega a 30% e quebra novamente o piso, levando a raid para outra plataforma. Nos nossos testes de raid não conseguimos passar da primeira fase (!!!), por isso vou repassar aqui pra vocês todas as mecânicas que eu realmente consegui testar.

Molten Slag: a sala é um círculo e suas as bordas vão esquentando a medida que a luta progride. Esse fogo (imagine metal aquecido) vai tomando conta de toda a sala até que somente um pequeno circulo no centro da sala fica disponível. A idéia é transicionar o boss para fase 2 antes de que apenas o círculo central fique disponível para movimentação.

Throw Slag Bombs: o boss joga minas no chão, elas se armam em 3 segundos e explodem em qualquer um que passar 10 yds delas.  Se o Molten Slag encostar nas minas, elas também explodem. Essa mecânica exige movimentação dos tanks e dos melee para que não sejam atingidos pelas minas. Rogues conseguem detonar bombas sem tomar dano com Cloak of Shadows.

Demolition: o boss joga seu martelo no teto e vários destroços começam a cair, tente desviar do maior número possível. Nem sempre é possível desviar de todos. No ranged vão vair destroços grandes que vão servir de proteção contra o Marked for Death.

Marked for Death: o boss mira em dois rangeds aleatórios e joga um Impaling Throw (tipo Shattering Throw de warrior) neles. Qualquer coisa que estiver na frente desse Impaling Throw vai tomar o dano, ou seja, se você for um melee desatento é possível que você tome essa habilidade na cara. Pra evitar essa habilidade os rangeds precisam se posicionar atrás dos destroços que o boss fez cair do teto.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s